PRÊMIO ARQUITETO DO ANO
Premiados: Franthesco Spautz, Karla Moroso, Paola Maia, Taiane Beduschi,
Prêmio recebido na categoria Setor Público pela atuação e promoção de políticas voltadas à ATHIS.
Segundo o presidente da FNA, Cicero Alvarez, a escolha dos laureados se baseou na relevância das iniciativas, considerando aspectos como os impactos nas áreas social, política, tecnológica e científica: “A premiação é um reconhecimento a ações, projetos e obras com importante alcance social e humano”.
Eduardo Bimbi, ex-presidente da FNA e membro do Conselho Consultivo, reforça que a premiação tem o propósito de destacar a trajetória de profissionais que ainda não são reconhecidos, apesar de apresentarem trabalhos de grande importância social: “São modelos não tão festejados, mas cujas boas práticas e ideias adotadas durante todo o percurso trazem resultados para a sociedade”.
A relação do projeto com o local é contínua, como forma de buscar uma integração e conexão harmônica entre a história e o presente. O cheiro das araucárias e toda a vegetação serrana em volta, a névoa, o calor do fogo, o frio da neve, o som da natureza e muitas outras sensações são vividas e sentidas no território onde a Casa da Montanha se consolida. Essa variedade de estímulos sensíveis são um convite à exploração da percepção sensorial, uma forma de instigar e convidar a compor com o lugar.